Seis distritos do Norte de Portugal continental, incluindo o Porto, estarão este domingo, 24 de novembro, sob aviso laranja devido à depressão Bert. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva forte, ventos até 110 km/h nas terras altas e agitação marítima na região.
A depressão Bert, nomeada pelo serviço meteorológico da Irlanda (Met Éireann), traz condições meteorológicas adversas ao Norte e Centro de Portugal continental. No distrito do Porto e nos outros cinco distritos sob aviso laranja – Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro e Viseu – são esperados ventos intensos e precipitação significativa entre o final da tarde de domingo, 24 de novembro, e a madrugada de segunda-feira, 25 de novembro.
O vento, soprando do quadrante sul, deverá atingir rajadas de 75 a 85 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas. A precipitação acumulada pode variar entre 30 e 50 mm, especialmente no Minho, Douro Litoral e zonas montanhosas.
Além disso, prevê-se agitação marítima significativa. As ondas no litoral norte poderão alcançar os 4 a 5 metros no dia 25, aumentando o risco nas zonas costeiras.
Nos restantes distritos de Portugal continental, o IPMA emitiu aviso amarelo, à exceção do Algarve, que se manterá em aviso verde. Na Madeira, a costa sul estará sob aviso laranja até às 9h deste domingo, devido a chuva forte, enquanto a costa norte terá aviso amarelo.
O IPMA recomenda o acompanhamento das atualizações meteorológicas e dos avisos emitidos para garantir a segurança da população e minimizar riscos associados a esta tempestade.