Dois jovens de 16 anos foram detidos em Ermesinde pela Divisão de Investigação Criminal da PSP por suspeita de praticarem crimes violentos, incluindo roubos e agressões na Maia e noutros concelhos do Grande Porto. Os detidos, reincidentes, serão apresentados hoje às autoridades judiciais.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve na manhã de ontem, 26 de novembro, dois jovens de 16 anos em Ermesinde, Valongo, por suspeita de envolvimento em vários crimes violentos nos concelhos de Maia, Valongo e Gondomar. Entre os crimes que lhes são atribuídos estão oito roubos com ameaça ou agressão, destacando-se abordagens a vítimas em locais públicos como estações de metro e ferroviárias.
Os suspeitos atuavam principalmente em plataformas de transporte público, ameaçando e agredindo as vítimas para subtrair bens ou dinheiro. Em alguns casos, as vítimas eram coagidas a dirigir-se a caixas multibanco para realizar levantamentos sob ameaça.
Além dos roubos, os detidos estão indiciados por um assalto à mão armada a um posto de combustível e uma situação de sequestro. Durante as diligências realizadas ontem, que incluíram buscas domiciliárias e reconhecimentos efetuados por vítimas, foi recolhida prova relevante que associa os jovens aos crimes.
Os suspeitos já tinham antecedentes antes de atingirem a maioridade penal, estando sete outros crimes em fase de investigação no Tribunal de Família e Menores de Gondomar.
Os jovens serão presentes esta quarta-feira perante as Autoridades Judiciárias, para aplicação das medidas de coação.