Renata Reis, concorrente do Secret Story e natural da Maia, admitiu em direto ter dado “a coça da vida” à sua cadela após esta ter fugido. O relato, que se tornou viral, levou o PAN a apresentar uma queixa por maus-tratos a animais, recordando que este é um crime público.
Renata Reis, de 24 anos, natural da Maia e estudante de Direito, encontra-se no centro de uma polémica depois de ter confessado, em direto no programa “Secret Story”, da TVI, que agrediu violentamente a sua cadela, uma Yorkshire, após esta ter fugido. “Fugiu uma vez: levou a coça da vida dela, nunca mais”, afirmou durante uma conversa com dois colegas, gerando revolta entre os espectadores e nas redes sociais.
A declaração foi transmitida no domingo, dia 1 de dezembro, e rapidamente se tornou viral, levando Inês de Sousa Real, porta-voz do partido PAN, a anunciar que será apresentada uma denúncia ao Ministério Público. A deputada destacou na rede social X que “os maus-tratos a animais são crime público” e apelou à TVI para evitar a normalização da violência contra animais no programa.
Os maus tratos a animais são crime público, cabendo ao Ministério Público abrir o respetivo processo de inquérito. O @Partido_PAN irá fazer chegar a denúncia e apelar também à @tvi que não permita que a normalização da violência contra animais tenha tempo de antena no programa. https://t.co/QNoA9d2TTN
— Inês Sousa Real (@InesSousaReal) December 2, 2024
O PAN anunciou ainda que irá apelar à produção do programa para tomar medidas e não dar palco a atitudes ou declarações que incentivem maus-tratos a animais. A lei classifica-os como crime público, permitindo que qualquer pessoa possa denunciar este tipo de comportamentos.