A Câmara Municipal da Maia lançou um concurso público para a construção de 22 habitações sociais na freguesia de Milheirós. O projeto, com um investimento total de quase 4 milhões de euros, integra fundos municipais e europeus e faz parte do programa Nova Geração de Políticas de Habitação.
A Câmara Municipal da Maia, através da empresa municipal Espaço Municipal – Renovação Urbana e Gestão do Património, lançou um concurso público para a construção de 22 novos fogos em Milheirós, na Rua de Alvura. O anúncio foi publicado esta segunda-feira em Diário da República.
A obra, avaliada em quase quatro milhões euros (3.926.856,38), será financiada por fundos municipais no valor de 732.166,48 euros, enquanto o restante montante será garantido através de fundos europeus. As habitações, que se distribuem por dois T3, dez T2 e dez T1, serão integradas num edifício com um piso em cave e três pisos acima do solo, ocupando uma área total de 3.510 metros quadrados.
Além das habitações, o projeto prevê a abertura de um novo arruamento público com passeios e estacionamento, a criação de áreas ajardinadas e de uma praça pública, promovendo a interação entre o edifício e a paisagem envolvente.
O projeto, segundo a CMM, integra-se na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), em particular no programa 1.º Direito, destinado a proporcionar soluções habitacionais às famílias mais carenciadas. O Acordo de Colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e a Câmara da Maia, assinado em 2021, visa atender 757 famílias em situações de habitação indigna e mais 136 através de beneficiários diretos e da gestão da empresa Espaço Municipal.
As modalidades de soluções habitacionais previstas incluem o arrendamento para subarrendamento, reabilitação de frações ou prédios habitacionais, construção de novos empreendimentos e aquisição de imóveis para fins habitacionais.