Filipa Martins está nomeada para o prémio de melhor ginasta feminina europeia de 2024, atribuído pela European Gymnastics. A ex-ginasta, que fez história ao tornar-se a primeira portuguesa a chegar à final do concurso completo (“all around”) nos Jogos Olímpicos de Paris, é uma das cinco finalistas ao galardão.
A European Gymnastics anunciou que a maiata Filipa Martins está entre as cinco finalistas ao prémio de melhor ginasta feminina da Europa em 2024. A ex-atleta, de 29 anos, que se retirou da competição no final do último ano, concorre ao lado de Alice D’Amato (Itália), Valentina Georgieva (Bulgária), Bryony Page (Grã-Bretanha) e Darja Varfolomeev (Alemanha).
A nomeação surge após um ano histórico para a ginástica portuguesa. Em Paris 2024, Filipa Martins tornou-se a primeira ginasta nacional a disputar a final do concurso completo (“all around”) numas Olimpíadas, onde alcançou o 20.º lugar, o melhor resultado de sempre para Portugal na modalidade. O Comité Executivo da European Gymnastics destacou ainda a influência da ex-ginasta no desenvolvimento do desporto em Portugal, referindo que foi distinguida com o prémio SmartScoring Shooting Star 2024, entregue em Rimini, pela sua dedicação e impacto em jovens atletas.
A escolha das nomeadas resultou de uma seleção inicial feita pelos comités técnicos da European Gymnastics, federações nacionais e especialistas da modalidade. Após essa fase, os altos cargos da entidade definiram as cinco finalistas. A votação para eleger a vencedora está aberta ao público e decorre até 26 de fevereiro.
Filipa Martins, que representou Portugal em três edições dos Jogos Olímpicos, anunciou a sua retirada da competição em setembro de 2024, após mais de uma década a competir ao mais alto nível. Com um percurso marcado por títulos nacionais e presenças regulares em Campeonatos do Mundo e da Europa, a ex-ginasta deixa um legado inigualável na ginástica artística portuguesa.
Pode votar aqui na ex-ginasta maiata até quarta-feira, dia 26 de fevereiro.