António João Fontes Maia, residente no Castêlo da Maia, é o cabeça de lista do Partido Popular Monárquico (PPM) pelo círculo eleitoral do Porto nas próximas eleições.
António João Fontes Maia, residente no Castêlo da Maia, é o cabeça de lista do Partido Popular Monárquico (PPM) pelo círculo eleitoral do Porto nas próximas eleições legislativas, de 18 de maio.
Conhecido pela sua candidatura independente à Câmara Municipal da Maia nas autárquicas de 2017, então apoiado pelo PPV/CDC e pelo PPM, António João Fontes Maia apresenta um percurso diversificado. Nascido em Moçambique, onde viveu até aos sete anos, iniciou a sua carreira profissional aos 18 anos na multinacional Texas Instruments.
Durante a campanha autárquica de 2017, defendeu propostas como a gratuitidade da água, o incentivo à 4.ª revolução industrial, a criação de emprego jovem e a gestão municipalizada da eletricidade. Valorizar políticas de apoio aos idosos e ao ambiente também esteve entre as suas prioridades, tendo utilizado uma viatura 100% elétrica como símbolo do seu compromisso ambiental. Além da atividade empresarial, acumulou experiências como modelo de vestuário masculino, piloto de competição e artista plástico.
A candidatura surge num contexto em que o PPM integrou, em 2024, a Aliança Democrática (AD) juntamente com o PSD e o CDS-PP, coligação que venceu as legislativas de 10 de março com uma vantagem de 50 mil votos sobre o PS.
Nas legislativas de 2019, a última vez em que o PPM concorreu isoladamente no distrito do Porto, o partido obteve 857 votos, correspondente a 0,09% dos votos, ficando apenas à frente do Movimento Alternativa Socialista.