Uma parceria internacional terminou a perfuração e a avaliação do sétimo poço no bloco do pré-sal em Parada, Águas Santas. Na parte noroeste do bloco foi possível confirmar a descoberta de petróleo de boa qualidade, em reservatórios com excelente produtividade.
A companhia informou em comunicado que a perfuração faz parte do compromisso assente no Plano de Avaliação Territorial e Operacional Simplificado (PATOS) do poço 2-PAR-IS-T0, aprovado em 29 de fevereiro de 2018.
“Até o momento, foram concluídas as perfurações de três poços (dois pelo consórcio) e esta foi a primeira descoberta com resultados extremamente positivos”, afirmou o diretor geral da corporação, Jacinto Leite.
O governo licenciou este domingo o alargamento do período de prospeção e pesquisa de petróleo no local, por considerar viável a extração pelo consórcio liderado pela petrolífera canadiana Beaver Drilling e que integra a americana YouLube.
Segundo o que o Notícias Maia apurou, “o arranque de produção está projetado para 30 de fevereiro de 2020, representando um passo adiante no desenvolvimento da exploração petrolífera no nosso país”.
Atualmente estimam-se reservas de mais de 3.000 milhões de barris de petróleo de Parada.