Na sequência da celebração de um Protocolo entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e o Município da Maia, a Biblioteca Municipal da Maia passa a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Com a celebração deste protocolo com a DGLAB, para além da enorme satisfação pelo reconhecimento que é prestado ao trabalho desenvolvido nos últimos anos, ficamos mais fortes para que a nossa Biblioteca se afirme cada vez mais como um fator de inclusão social e possa contribuir para a democratização do acesso à informação, para a participação dos cidadãos na vida pública e para a igualdade de oportunidades.
Inaugurada em dezembro de 1994, a Biblioteca Municipal Dr José Vieira de Carvalho encontra-se instalada no edifício do Fórum da Maia.
Com um horário de abertura bastante alargado, uma equipa dinâmica e um vasto programa de atividades para todos os públicos, a Biblioteca Municipal da Maia tem vindo, ao longo dos anos, a confirmar o seu papel de importante pólo cultural da vida da cidade, recebendo mensalmente uma média de 1018 utilizadores e a realização anual de mais de 550 atividades.
Para além da consulta local, e dos serviços técnicos, há serviços de empréstimo domiciliário e inter-bibliotecas, bem como o necessário apoio ao leitor, que passa pelo acesso à internet, autosserviço de fotocópias com cartões recarregáveis, serviço de impressões e ponto de café, conta ainda com a realização de atividades culturais e com a dinamização do Bibliobus que proporciona a visita da Biblioteca aos locais que ainda não beneficiam de um espaço dedicado ao livro e a leitura.
A Biblioteca Municipal gere ainda a Bibliomaia – Rede de Bibliotecas da Maia, que conta atualmente com 35 membros, proporcionando um serviço de apoio integrado e de formação a todos eles.