Hoje é dia de festa no Zoo da Maia. A Asha, tigre fêmea nascida no próprio Zoo, completa esta quarta-feira, 17 de novembro, nove anos de vida.
Esta felina é, talvez, a maior estrela do Jardim Zoológico. Prova disso é que, em 2015, teve uma fotografia sua, da autoria de Ricardo Miranda, publicada pela National Geographic.
A Asha foi a única sobrevivente de três crias nascida no Zoo. Nasceu com 900 gramas e como a sua progenitora não tinha capacidade para tratar dela, foi alimentada pelos tratadores do Zoo da Maia.
É um animal nascido em cativeiro e nunca poderá viver no habitat natural da espécie. A sua casa é o Zoo da Maia e, para passar os dias, conta com a companhia de um outro tigre fêmea, a Jasmim.
A Asha é um tigre, o maior e mais pesado dos felinos, sendo capaz de arrastar presas com mais de 700 kg. São excelentes nadadores e têm hábitos tanto noturnos como diurnos. O tigre vive numa grande variedade de habitats; suporta temperaturas desde os 40ºC negativos, como na Sibéria, até mais de 36º, como na Índia.