As novas ciclovias estão a nascer na Cidade da Maia, no Castêlo da Maia e em Águas Santas.
A Câmara Municipal da Maia adjudicou, em maio de 2020, cerca de oito milhões de euros em empreitadas dedicadas à mobilidade suave, que visam a requalificação do espaço pedonal e ciclável.
As obras preveem a beneficiação e alargamento de passeios existentes, a execução de novos passeios e a implantação de ciclovias e, nesta segunda-feira, 25 de janeiro, chegaram ao terreno.
O objetivo é incentivar a que as pessoas troquem os carros pela deslocação a pé e de bicicleta, melhorando e criando vias de circulação. Este projeto contará com a comparticipação de 4,6 milhões de euros provenientes de fundos europeus, nomeadamente do programa Norte 2020.
Cidade da Maia
Na Cidade da Maia, a Avenida António dos Santos Leite está de momento a ser intervencionada, prevendo-se que as obras se estenda até final de junho.
Numa primeira fase, será condicionado o trânsito, na via ascendente, entre a Rotunda do Lavrador e a Via Periférica e, numa segunda etapa, o trânsito será interrompido, na via ascendente, entre a Via Periférica e a Rua Dr. Augusto Martins.
Durante os trabalhos, a Via Periférica será a alternativa a quem queira circular nesta zona.
Câstelo da Maia
No Castêlo da Maia, está a ser intervencionada a Rua Professor Elísio de Moura e a obra decorre entre o dia 25 de janeiro até ao dia 31 de março.
Durante os trabalhos, a circulação será feita pelas ruas paralelas.
Águas Santas
Em Águas Santas, os trabalhos vão decorrer na Rua Dr. Mário Cal Brandão, sendo o trânsito interrompido a partir do dia 25 de janeiro até ao dia 5 de março.
Ruas incluídas no projeto
Estão projetadas intervenções em 37 ruas do concelho: Na Cidade da Maia será a Rua Eng. Duarte Pacheco, Rua António Oliveira Braga, Avenida António Santos Leite, Rua António Joaquim da Silva, Rua António Sérgio, Avenida Vasco da Gama, Avenida do Novo Rumo, Avenida Padre Manuel Alves Rego, Rua Nova dos Altos, Rua dos Altos, Avenida Dom Manuel II, Rua de São Romão, Rua Gil Vicente e Avenida Luís de Camões.
Em Águas Santas: a Rua do Dr. Mário Cal Brandão, Rua da Piedade, Rua de Manuel Francisco de Araújo, Avenida de D. António Ferreira Gomes, Rua do Calvário, Rua do Monte, Travessa Nova de Corim, Rua de Alexandre Herculano, Rua Nova de Corim e Travessa do Monte.
No Castêlo da Maia: a Avenida Carlos Oliveira Campos, Via Diagonal, Rua Velha de Mandim, Rua Central de Mandim, Rua Serafim Cruz, Rua Professor Elísio Moura, Rua Professora Idalina Santos Quelhas, Rua Professor Lafayete Rodrigues Vieira Castro, Rua de Avioso, Rua da Igreja, Rua Vílarinho de Baixo.
A construção de ciclovias está pensada para a Avenida Carlos Oliveira Campos, Via Diagonal e Rua João Maia.