A música pode ser um veículo promotor de inclusão e de recuperação social? A Orquesta Urbana da Trofa prova que sim, combatendo o preconceito e solidão através da agregação de pessoas de diferentes idades, ideias e condições sociais.
A orquestra urbana é um projeto musical, de cariz cultural, social e humano, criada e dirigida por André NO com o apoio da Câmara Municipal da Trofa, que junta cerca de 80 participantes de diferentes correntes musicais.
Esta proposta tem como mote a inclusão social, partindo de um trabalho conjunto que passa pela integração da população jovem e sénior bem como da comunidade que sofre de dependências de álcool e drogas. Aqui, afinados e desafinados, unem-se numa jornada musical assente entreajuda, onde todos têm um lugar.
Mais recentemente, as camadas jovens da orquestra urbana estão a participar com o projeto “IntergeraSOM”, delegado por Margarida Veiga, no Orçamento Participativo Jovem. O projeto visa angariar fundos que permitam incluir mais membros e colmatar determinadas falhas como a insuficiência de instrumentos e condições.
Para conseguir dar melhores condições à Orquestra Urbana da Trofa é necessário o voto dos trofenses, com idades compreendidas entre os 10 e os 30 anos, no próximo dia 22 de maio, das 14h00 às 18h00, no Fórum Trofa XXI.
A orquestra inclui um coro sénior, o grupo dos cavaquinhos, as bandas de rock, os rufos do castro, as gaitas de foles e a percussão urbana (reciclada), sendo que o espaço de ensaios era mutável consoante a disponibilização da Câmara da Trofa. Recentemente a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), sensível ao projeto, cedeu ao grupo um espaço para possam ensaiar comodamente.
Na falta de instrumentos, a orquestra recorre à utilização de materiais como bidões e tachos. Entre ensaios e espetáculos, o importante é romper com estigmas e criar uma fusão de gerações, valores, situações sociais e estilos musicais. Acima de tudo, dar a todos os participantes um lugar de partilha e sentimento de pertença onde a música, seja ela qual for, se apresenta como veículo para a inclusão.