O projeto Pedibus, a iniciar em abril, no concelho da Maia, é uma iniciativa lançada pelo Município da Maia e que tem como objetivo a possibilidade de as crianças poderem fazer a pé o trajeto entre casa e a escola, devidamente acompanhadas por adultos responsáveis. Este projeto associa-se ao movimento do Dia Europeu Sem Carros, que se assinala no dia 22 de setembro, com a interrupção do trânsito na Rua Engº Duarte Pacheco, uma das principais artérias da Cidade da Maia. Esta iniciativa pretende consciencializar os cidadãos para as questões ambientais e para a mobilidade sustentável.
Este “autocarro humano escolar gratuito”, como é apelidado pela Câmara Municipal, deriva de uma parceria entre o Município da Maia e as associações de pais do Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia, local onde o projeto será pioneiro. As inscrições para este projeto já se encontram disponíveis e devem ser feitas através do portal online.
A Autarquia garante que “existem dois percursos sinalizados, azul e rosa, horários diferenciados, seguro para crianças e adultos, formação para os acompanhantes, equipamentos de segurança e um acompanhamento de proximidade ao projeto”. Este movimento promove modos de deslocação mais saudáveis nas crianças e nos seus familiares, alerta para as vantagens ambientais da mobilidade sustentável e reduz os níveis de tráfego automóvel.
Todas as informações como, por exemplo, os formulários de inscrição para as crianças e adultos que pretendam ser acompanhantes poderão ser esclarecidas online.
Todas as dúvidas sobre o projeto podem ser colocadas a uma das associações de pais das três escolas incluídas no projeto – EB1, EB2.3 e Secundária do Castêlo da Maia – ou através do email referente ao projeto.