São doze provas de vida que o jornalismo no concelho já merecia. Não esperávamos comemorar este primeiro ano da publicação em plena pandemia de Covid-19, num período que é certamente o mais importante da nossa geração, mas encaramos este novo desafio consigo e de forma positiva.
Esta edição marca um ano de revista e é totalmente digital. A publicação, tal como os seus jornalistas e restante equipa, adaptou-se à pandemia.
Achamos que é a altura certa para ficar a conhecer a história do Notícias Maia, contada na primeira pessoa.
O website www.noticiasmaia.com assim como a página de Facebook Notícias Maia, surgiram quase que por brincadeira, numa noite de insónia do João Loureiro, hoje diretor na publicação, a 11 de julho de 2013. Sem conseguir dormir, inventou um logótipo, criou o website e a página de Facebook e lançou um blog.
No dia seguinte, nas Festas da Nossa Senhora do Bom Despacho, em plena Avenida Visconde Barreiros, contava-me o que tinha criado. A ideia pareceu-me boa. Havia falta daquele conteúdo disponível em formato digital na Maia.
Outros amigos acercaram-se da conversa e entraram com naturalidade no projeto que tinha única e exclusivamente a vontade de um grupo de seis pessoas em comunicar coisas que acontecem no concelho da Maia.
Com o passar dos anos o grupo de pessoas foi-se separando até que em 2016 já só permaneciam três envolvidas no blogue e a coisa encontrava-se relativamente abandonada.
Na altura, devido a uma gripe, encontrei tempo para me concentrar no antigo blogue de cor laranja.
O trabalho que começou a ser desenvolvido no início de 2017 com o João Loureiro teve um resultado estrondoso. O número de leitores crescia mais de 100% todos os meses. O caminho estava traçado, sabíamos o que fazer.
No espaço de poucos meses sofremos o primeiro ataque. Alguém, apercebendo-se do impacto que o Notícias Maia começava a ter, tentou registar a marca e apoderar-se do projeto. Soubemos disto porque o invasor nos enviou um mail a dizer que o nosso Notícias Maia, a partir daquele momento era dele, juntando uma série de ameaças.
Entramos em contacto com o nosso advogado e começamos a preparar a defesa do que era nosso. Durante este processo o terceiro elemento desapareceu, ficando apenas eu e o João Loureiro.
A tentativa de contenda ficou resolvida numa reunião a cinco, onde foi abandonada a ideia de saque do Notícias Maia. A partir daqui o caminho era ainda mais evidente. O Notícias Maia era uma coisa demasiado séria e precisava de ser profissionalizado.
Fizemos o projeto e planeamos uma profunda alteração na imagem, tendo ficado decidido que era crucial abandonar a cor laranja.
Descobrimos nesta altura que existiu em tempos o “Notícias da Maia” e que, curiosamente, também tinha a cor laranja. Apesar da semelhança, nada tem a ver com o “Notícias Maia”. Trata-se de uma coincidência e só um exercício de especulação é que relaciona as duas marcas.
Em março de 2017 o Notícias Maia foi aceite como Órgão de Comunicação Social na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Ao fim de dois anos de sangue, suor e lágrimas, decidimos lançar a revista. Achamos que estando o jornal digital sólido e a crescer, havia espaço a revista Notícias Maia. E acertamos.
A primeira edição foi “espacial”. Mikhail Kornienko, o cosmonauta russo que tinha passado 340 dias no espaço, estava na Maia para explicar a sua experiência. Estava feita a capa da primeira destas doze edições.
Durante estes 12 meses a nossa equipa cresceu e temos planos para que continue a crescer. O Marketing está com a Maria José Moreira, conhecida pela sua simpatia e sorriso quando fala com os nossos parceiros e a Daniela Fonseca, 23 anos, ocupa cada vez mais espaço na redação. A paginação esteve com o Vasco Lopes, o Lisboeta de Fafe, em teletrabalho já há um ano.
Venha daí esse futuro. Conte connosco, contamos consigo.