As portagens das antigas vias SCUT no Interior de Portugal e no Algarve registam uma redução significativa de preços, com descontos de até 30% para veículos ligeiros, tendo entrado em vigor no dia 1 de janeiro.
A partir de 1 de janeiro, os utilizadores das antigas vias SCUT no Interior e no Algarve beneficiam de uma redução nas taxas de portagem. De acordo com uma portaria governamental, as autoestradas A22 (Via do Infante), A23 (Beira Interior), A24 (Interior Norte) e A25 (Beira Litoral/Beira Alta) terão uma diminuição de preços de cerca de 30% para veículos ligeiros, comparativamente aos valores praticados até 31 de dezembro de 2023.
Além destas vias, a autoestrada 4 (A4) Transmontana e Túnel do Marão e a autoestrada 13 (A13) e A13-1, no Pinhal Interior, também estão incluídas nesta medida, alinhando-se com os descontos já praticados nas ex-SCUT do Interior.
Esta medida exclui reduções nas tarifas em outras vias similares, como é o caso da A41.
O Ministério da Coesão Territorial (MCT) especificou que, para veículos de transporte de mercadorias e passageiros, a redução será de 22,6% durante o dia. Contudo, no período noturno, aos fins de semana e feriados, as tarifas para estes veículos permanecerão as mesmas do ano passado.
A portaria considera os aumentos decorrentes da inflação, conforme estabelecido nos contratos de concessão. O Governo destaca que as autoestradas A4 Transmontana e Túnel do Marão e as A13 e A13-1 Pinhal Interior sentirão mais esta redução, pois não foram incluídas na última descida de preços em 2021.