A freguesia de Pedrouços tornou-se o epicentro do xadrez na Maia com a inauguração da nova sede da Academia de Xadrez da Maia. A cerimónia contou com a presença de figuras da autarquia e da associação.
A nova sede da Academia de Xadrez da Maia foi inaugurada num ambiente festivo, com jovens praticantes da modalidade a darem vida ao espaço recentemente cedido pela Câmara Municipal da Maia. A cerimónia aconteceu no domingo, dia 17 de novembro.
Segundo a Câmara Municipal da Maia, Duarte Duarte, presidente da Associação de Xadrez da Maia, destacou, no seu discurso, a relevância da iniciativa: “É com imensa gratidão que expressamos o nosso reconhecimento pela generosidade e apoio que recebemos na cedência deste espaço para a prática do xadrez. Esta modalidade, mais do que uma simples atividade criativa, é uma verdadeira escola de vida. O nosso agradecimento especial vai para o Presidente António Silva Tiago, que reconheceu a importância do xadrez e disponibilizou este espaço.”
Por sua vez, António Silva Tiago, também de acordo com a autarquia, elogiou o trabalho da associação e sublinhou a importância do novo equipamento: “O discurso do Duarte Duarte é reflexo de um profundo sentido de responsabilidade. A decisão de ceder este espaço à Academia de Xadrez da Maia foi acertada. Este equipamento foi pensado para ser um espaço de partilha entre associações e para apoiar iniciativas como as vossas, que têm contribuído para a organização de campeonatos nacionais e internacionais.”