O ACES Maia/Valongo vai integrar um nova Unidade Local de Saúde juntamente com o Centro Hospitalar Universitário de São João e os ACES do Porto Oriental, avança a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) em comunicado, na segunda-feira, dia 24 de abril.
Em comunicado, a DE-SNS adianta que foram iniciados os trabalhos para “a elaboração dos planos de negócios para sete novas Unidades Locais de Saúde (ULS)”. O destaque vai para o Centro Hospitalar Universitário de São João que, em conjunto com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Porto Oriental e Maia/Valongo, vai formar a primeira ULS que integra um Centro Hospitalar Universitário.
Conseguir responder às necessidades salubres dos portugueses representa “uma dimensão profunda na construção de instrumentos de planeamento e organização do SNS, com relevantes ganhos em saúde, através da otimização e integração de cuidados, da proximidade assistencial, da autonomia de gestão, do reforço dos cuidados de saúde primários, sempre com o foco nos utentes”, reforça a DE-SNS.
“A abordagem vai definir a reorganização da arquitetura orgânica das instituições do SNS que passam a assumir a resposta assistencial ao nível dos cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares de forma integrada”, precisam.
Recorde-se que a última ULS foi criada há 10 anos, sendo que agora assiste-se a uma revolução neste processo, liderada pela DE-SNS, “que irá acompanhar o processo de conclusão das Administrações Regionais de Saúde (ARS), o qual deverá estar terminado até final do ano de 2023”, terminam.