A associação comercial dos aeroportos revelou a lista de melhores aeroportos do Mundo, numa votação que foi realizada pelos passageiros. No ranking dos aeroportos que contabiliza entre cinco e 15 milhões de viajantes por ano, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro destaca-se por ser a única infraestrutura aeroportuária portuguesa a constar na lista, juntamente com os aeroportos internacionais de Adnan Menderes (Izmir, Turquia), Keflavik International (Keflavik, Islândia), Malta International (Luqa, Malta), Milan Bergamo (Milão, Itália) e Sochi International (Sochi, Rússia).
Para além do Aeroporto de Pedras Rubras, o Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, faz parte da lista dos melhores da Europa na categoria dos aeroportos com até dois milhões de passageiros por ano.
Por causa de tudo o que a pandemia proporcionou, o representante comercial global das autoridades aeroportuárias do mundo, o Airport Council International (ACI), definiu uma nova categoria que era merecedora de premiação: higiene e segurança.
Mais uma vez, os passageiros que se manifestaram, deram a indicação de que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro seria a única estrutura portuguesa a fazer parte desta lista. Esta nova categoria, alinhada com o programa “Airport Health Accreditation”, da ACI, inclui mais de 300 aeroportos e pretende alinhar várias medidas de saúde com os padrões globais.
Assim, o Aeroporto de Pedras Rubras, que já tinha sido eleito em 2017 como o segundo melhor aeroporto da Europa na categoria de mais de dois milhões de passageiros por ano e o melhor aeroporto da Europa em 2018 na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros, é agora premiado pelos serviços prestados aos clientes e pela sua higiene e segurança.