O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, na Maia, foi considerado o melhor aeroporto europeu com capacidade para entre 10 e 25 milhões de passageiros. O título foi atribuído no passado sábado, dia 25 de junho, em Roma, durante o congresso e assembleia geral dos prémios ACI Europe.
A atribuição dos “The Best Airport Awards” reconhecem “excelência e feitos extraordinários” por várias atividades dos diferentes aeroportos europeus. No presente ano, os prémios foram dominados pelos aeroportos que melhor recuperaram face à pandemia, sendo que o Aeroporto do Porto ganhou um lugar de maior destaque devido à sustentabilidade ambiental.
O prémio, atribuído na categoria de 10-25 milhões de passageiros pelo Airport Council International (ACI), justifica-se pelo facto de o Aeroporto Francisco Sá Carneiro trabalhar em termos de projetos sustentáveis, com destaque para os programas de redução dois níveis de emissão de carbono e de desperdício de água. A qualidade do serviço, a saúde, a segurança ou a gestão comercial foram outros critérios que a entidade teve em conta.
O júri da cerimónia realizada na capital italiana salientou que o Aeroporto do Porto foi “louvado pela impressionante recuperação da pandemia e pelo plano que foca a luta contra as alterações climáticas, planos suportados pelos acionistas e pelo aeroporto em si”.
“Muito dedicado com a comunidade local, o aeroporto implementou diferentes iniciativas, como coletores de chuva, redução no gasto de água e recolha de lixo orgânico”, ressalvou o júri.
Para além do aeroporto português, venceram ainda os aeroportos de La Palma (Espanha) e Torino (Itália), na escala menos de cinco milhões de passageiros. Na escala entre 5 e 10 milhões, venceu o aeroporto de Valência (Espanha). Seguiu-se Viena (Áustria), na escala 25-40 milhões. O grande vencedor por entre os maiores aeroportos (mais de 50 milhões de passageiros) foi o aeroporto de Roma (Itália).