O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, vai ter uma ligação por linha férrea à Galiza, em 2030. O anúncio foi feito na passada segunda-feira, dia 13 de junho, pelo secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao.
Xoan Mao, que presenciou a apresentação dos Jogos do Eixo Atlântico, que terão lugar na Maia entre os próximos dias 3 e 8 de julho, enfatizou a importância da ligação entre o Norte de Portugal e a Galiza, considerando que o recurso ao comboio a vai tornar mais competitiva.
“Neste momento, o plano de infraestruturas de Portugal é rematar a nova linha de alta velocidades (TGV) entre Lisboa e Porto até 2030, e entre o Porto e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, até 2030. Também se prevê que em 2030 esteja feito o troço entre Valença e Braga e Nine (em Vila Nova de Famalicão). O troço entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Nine será feito logo a seguir”.
O secretário-geral do Eixo Atlântico detalha assim que quem vier do Sul de Portugal, ao chegar à Maia, para fazer a ligação ao Norte do país e à Galiza, “basta descer no Porto e seguir pela Linha do Minho. O troço entre Nine e Porto, até ao fim de 2030 será feito pela Linha do Minho. As pessoas podem apanhar o comboio Maia – Porto e do Porto à fronteira, ou Maia – Porto e Porto – Lisboa – Faro”.
Contudo, entre Valença e Vigo, os trabalhos encontram-se um pouco mais atrasados. “Na parte espanhola faltam 30 quilómetros, entre a saída Sul de Vigo e a fronteira. Estamos a pressionar o Governo Espanhol para que rapidamente se iniciem os trabalhos dessa linha. Todos dizem que há consenso absoluto, o Governo e a oposição dizem que sim senhor, só que nós (Eixo Atlântico) só dizemos sim senhor, quando começarem os trabalhos. Eu espero que consigamos isso porque são apenas 30 quilómetros que faltam”, revelou Mao.
Assim, esta nova linha deverá contribuir para uma autêntica revolução nas ligações ferroviárias entre a cidade da Corunha (na Galiza) e a capital portuguesa. “No momento em que tivermos um comboio que possa fazer a ligação entre a Corunha e Lisboa em menos de quatro horas, e Porto – Vigo em menos de uma hora, com ligações a Braga e Maia, vai ser uma revolução total nas ligações diárias e na ligação com o Aeroporto. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro ficará a apenas 40 minutos de Vigo e a uma hora e meia da Corunha”, concluiu o secretário – geral do Eixo Atlântico.