O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, localizado na Maia, foi classificado como o quinto melhor da Europa e o 17.º a nível mundial na gestão de filas de espera, segundo um estudo divulgado pela Casago, empresa especializada em arrendamentos de casas de férias. Os dados são baseados em avaliações feitas por passageiros e publicadas no site airlinequality.com.
O aeroporto português obteve uma pontuação de 58,82% na escala de um a cinco, ficando apenas 8% abaixo do Aeroporto de Belgrado, na Sérvia, que lidera o ranking europeu. A nível global, o aeroporto Changi, em Singapura, foi considerado o melhor na gestão de filas de espera.
O estudo da Casago aponta o crescimento contínuo das viagens aéreas como uma das principais razões para a formação de filas nos aeroportos.
A empresa sublinha que, com a retoma das viagens aéreas pós-pandemia em 2022, aeroportos e companhias aéreas enfrentam desafios para acomodar o aumento significativo de viajantes, o que frequentemente resulta em longas filas e atrasos.