O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está a recuperar o tráfego aéreo para valores anteriores ao período da pandemia. Os dados foram divulgados pela NAV Portugal, e citados na edição do passado dia 16 de maio do Jornal de Notícias.
De acordo com os valores apresentados pela NAV Portugal, o tráfego aéreo no espaço nacional estava, em abril, 4,8% abaixo dos valores registados no mesmo período de 2019, com um acumulado dos primeiros meses do ano ainda 13,3% abaixo do verificado no período homólogo na pré-pandemia.
Estes dados são corroborados pela Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea que indicam que, segundo o JN, na semana passada o Aeroporto do Porto apenas tinha uma quebra de 0,8% em relação aos voos referentes a 2019. Comparativamente, o Aeroporto de Lisboa estava ainda com menos 8,8%.
No caso do Porto, a descida não foi tão grande por causa do aumento do número de turistas/dormidas, conforme demonstram os dados mais recentes, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), como a aposta de várias companhias aéreas para os próximos meses, principalmente para o Verão 2022. São exemplo desses investimentos a KLM, a United, a Lufthansa , a Flyr, a TAAG ou as companhias low-cost Blue Air, a Easyjet e a Ryanair. Durante este verão, será possível viajar diretamente do Aeroporto Francisco Sá Carneiro para 102 destinos.