O aeroporto localizado na Maia foi mais uma vez distinguido como um dos melhores.
A Organização Internacional de Aeroportos (ACI Europe) colocou, mais um vez, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro na lista dos melhores do continente europeu. A edição deste ano trouxe uma nova categoria e destacou os equipamentos que melhor adotaram medidas de higienização face à Covid-19.
A distinção para “Best Airport” é feita mediante a dimensão na região europeia dos equipamentos, tendo Aeroporto Francisco Sá Carneiro partilhado o prémio com o Aeroporto de Faro no escalão entre 5 e 15 milhões de passageiros.
Já o “Hygiene Award” é uma novidade nesta edição e o seu objetivo é reconhecer a capacidade dos aeroportos garantirem ambientes higienizados e seguros e a manutenção das medidas necessárias para responder às necessidades e expectativas dos passageiros. Nesta nova categoria destacaram-se, a nível nacional, os aeroportos Francisco Sá Carneiro, Faro, Madeira e Ponta Delgada.
De igual forma, outros aeroportos nacionais foram distinguidos pela ACI Europe. Lisboa venceu como melhor aeroporto na categoria de 25 a 40 milhões de passageiros, e Ponta Delgada na dimensão abaixo dos dois milhões. E, além disso viram os seus equipamentos distinguidos com o “Best Hygiene Measures”.
Os prémios da Organização Internacional de Aeroportos reconhecem os equipamentos europeus todos os anos, procurando exemplos de excelência na contínua aposta na experiência e segurança dos passageiros desta vez também no contexto da pandemia Covid-19. Os prémios ACI foram atribuídos no âmbito do programa internacional ASQ, Qualidade dos Serviços Aeroportuários, que mede a satisfação global dos passageiros face aos serviços e produtos oferecidos.