O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, vai ganhar uma ligação direta a Matosinhos através de uma nova linha de metrobus que se estenderá por 10 quilómetros, com 11 estações.
O estudo prévio para a construção do metrobus de Matosinhos foi aprovado, prevendo uma linha que ligará o mercado municipal de Matosinhos à estação de metro Verdes, na Maia. Esta nova infraestrutura terá um total de 10 quilómetros e 11 estações, permitindo um percurso de 25 minutos, conforme adiantou a Câmara Municipal de Matosinhos, na quarta-feira, dia 24 de julho.
A presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, destacou que o metrobus terá capacidade para 160 lugares por veículo e circulará com uma frequência de 15 minutos nas horas de ponta. O percurso incluirá paragens em pontos estratégicos como o Senhor de Matosinhos, Exponor, rua Veloso Salgado, MarShopping, Jomar, OPO City, avenida Mário Brito, aeroporto, Botica e terminará na estação Verdes, na Maia. Sete destas estações terão ligação com o metro ou autocarros, promovendo uma maior interconexão e acessibilidade à rede do Metro do Porto.
O executivo municipal já aprovou a cedência dos terrenos necessários à execução da linha de metrobus. Segundo a proposta, os proprietários das parcelas contactadas manifestaram disponibilidade para a doação das áreas, reconhecendo a importância da obra para a melhoria das condições de mobilidade urbana sustentável.
Este projeto, que abrange os concelhos de Matosinhos e Maia, representa um investimento de 22 milhões de euros, financiado na totalidade pelo Fundo para uma Transição Justa. O lançamento do concurso para a empreitada está previsto para acontecer antes do final do ano.