O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, prepara-se para ultrapassar o valor recorde de passageiros, conseguido antes da pandemia. Tudo aponta para que o valor recorde, de 6,5 milhões de passageiros, seja batido, muito por força das novas rotas que têm vindo a ser anunciadas.
O ano de 2022 fechou com um valor elevado de passageiros, que viajaram desde e para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia. Segundo constam os dados, foram transportados cerca de 5,3 milhões de passageiros, e aterraram nas pistas mais de 38 mil aviões, de companhias aéreas diferentes.
De acordo com o JN, o valor obtido no período de pré-pandemia, de 6,5 milhões de passageiros, será ultrapassado, com a contribuição das novas rotas que têm vindo a ser anunciadas.
Nos últimos tempos foram várias as companhias aéreas a anunciarem novas rotas a partir do Porto, entre as quais a Austrian Airlines, a Play, a Royal Air Maroc, a Ryanair, com um investimento superior a 400 milhões de euros. Mais recentemente, a Euworings anunciou a ligação entre o Sá Carneiro e Berlim, capital da Alemanha.
A Ryanair, por sua vez, poderá estar em vias de instalar um novo centro de treino em solo português, na Maia.