O agravamento das infeções pela variante Ómicron já levou ao cancelamento, desde a passada sexta-feira, de milhares de voos à escala internacional. Às primeiras horas desta manhã, haviam já sido descartadas mais de 1400 ligações aéreas.
Estes cancelamentos devem-se, na maioria dos casos, à falta de tripulação disponível, uma vez que vários trabalhadores têm testado positivo à covid-19.
Em Portugal, no Aeroporto Francisco de Sá Carneiro, durante todo o dia de domingo, 26 de dezembro, foram cancelados seis voos nas chegadas e seis nas partidas. Ainda de acordo com dados da ANA – Aeroportos, na véspera de Natal, foram cancelados cinco voos nas chegadas e dois nas partidas, ao passo que no dia de Natal verificaram-se mais três voos cancelados nas chegadas e dois nas partidas.
Esta segunda-feira, 27 de dezembro, até às 17h00, foram já canceladas quatro partidas, três delas de aviões da TAP. Há também nove chegadas já canceladas.
No Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, na tarde de domingo, 26 de dezembro, de acordo com dados da ANA, haviam sido cancelados nove voos nas chegadas e 11 nas partidas, a maioria da TAP.