A Junta de Freguesia de Águas Santas, em parceria com várias entidades locais, convida a comunidade a participar nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, com eventos que se estendem por vários dias e incluem música, teatro, dança e poesia.
Este ano, para marcar o cinquentenário da Revolução dos Cravos, a Junta de Freguesia de Águas Santas preparou um conjunto diversificado de atividades culturais. As festividades, que visam celebrar a liberdade e a democracia, decorrerão entre os dias 21 e 28 de abril.
O programa inicia no domingo, 21 de abril, às 11h00, com a inauguração de duas exposições que estarão patentes até ao dia 28: uma de pintura por Octávio Sousa e Silva e outra de poesia por Mário Marques de Almeida. Seguem-se eventos durante a semana, incluindo o hastear das bandeiras ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia e uma cerimónia evocativa com participações das escolas locais no dia 25 de abril, quinta-feira.
Nuno Norte apresentará músicas alusivas ao 25 de Abril e o Coro Querubins de Águas Santas interpretará temas revolucionários. A Escola de Teatro dos Fontineiros da Maia trará à cena uma adaptação do “Auto da Barca do Inferno” e o grupo Doze Arte Livre estreará a peça “Madrugada”, inspirada nas obras de Mia Couto, com produção de Patrícia Vidal e encenação de Cristina Briona.
No sábado, 27 de abril, às 21h30, está programada uma celebração especial do Dia Mundial da Dança no Auditório Manuel Correia, onde ocorrerão performances de dança relacionadas com a temática da revolução.
As comemorações encerram no domingo, 28 de abril, com a “Caminhada pela Liberdade”, que partirá às 09h30 do Largo da Capela de Nossa Senhora de Guadalupe em direção à Junta de Freguesia de Águas Santas. Após a caminhada, será servido um lanche, simbolizando um momento de convívio e celebração da comunidade.