O Partido Social Democrata (PSD) aposta em José Pedro Aguiar-Branco para presidente da Assembleia da República e em Hugo Soares para líder da bancada parlamentar, na XVI legislatura.
José Pedro Aguiar-Branco, ex-ministro da Defesa, é o escolhido do PSD para candidatar-se à presidência da Assembleia da República, ao passo que Hugo Soares se prepara para assumir a liderança da bancada social-democrata, conforme informou uma fonte oficial do partido à agência Lusa.
A eleição para o presidente do Parlamento ocorrerá na primeira sessão plenária da nova legislatura, agendada para a próxima terça-feira, onde o candidato do PSD procurará a maioria absoluta dos votos dos deputados efetivos para suceder Augusto Santos Silva, figura do Partido Socialista (PS), na segunda posição hierárquica do Estado português.
Enquanto isso, Hugo Soares, que optou por não integrar o Governo, está destinado a liderar o grupo parlamentar do PSD, substituindo Joaquim Miranda Sarmento no papel a partir de julho de 2023. Ainda não foram marcadas formalmente as eleições para este cargo dentro do partido.
Após a vitória da Aliança Democrática (AD) nas eleições de 10 de março, o cenário político português vislumbra mudanças significativas. Luís Montenegro, líder do PSD e recentemente indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República, anunciará a composição do seu Governo na quinta-feira, com a posse prevista para o dia 2 de abril.