José Pedro Aguiar-Branco encontra-se na Ucrânia, onde vai participar numa cerimónia em homenagem às vítimas de Bucha e tem prevista uma reunião com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, encontra-se esta segunda-feira, 31 de março, na Ucrânia, numa deslocação oficial que incluiu a participação numa cerimónia evocativa dos três anos do massacre de Bucha, perpetrado pelas forças russas em 2022, e um encontro agendado com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Aguiar-Branco chegou a Kyiv acompanhado por Eurico Brilhante Dias, deputado socialista e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Ucrânia. A presença do alto responsável português tem um forte simbolismo diplomático, numa altura em que se assinala um dos episódios mais marcantes da invasão russa: o massacre de Bucha, onde foram encontrados mais de 300 corpos após a retirada das tropas russas. A Ucrânia solicitou ao Tribunal Penal Internacional a investigação dos factos como crimes de guerra.
Na cerimónia, o presidente da Assembleia da República afirmou que “há um agressor e há uma vítima”, sublinhando a importância da solidariedade internacional com o povo ucraniano. Esta deslocação representa a única viagem oficial ao estrangeiro mantida por Aguiar-Branco após a dissolução da Assembleia da República, decretada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no passado dia 19 de março, na sequência do chumbo da moção de confiança apresentada pelo Governo PSD/CDS-PP.