O grupo Air France-KLM revelou interesse em participar na privatização da TAP e já contratou assessores jurídicos e financeiros para esse efeito, de acordo com o avançado pelo jornal ECO.
A companhia aérea admite ficar com uma posição minoritária no capital da TAP, mas com a condição de controlar a estratégia comercial da empresa. O CEO da Air France-KLM, Ben Smith, enfatizou que a direção comercial é um ponto chave.
Embora as condições da operação ainda não sejam conhecidas, o grupo está a preparar-se para fazer uma oferta assim que o processo de privatização avançar. Ainda de acordo com o ECO, o objetivo é garantir que a transação se encaixa estrategicamente nos planos da Air France-KLM, assegurando que alcançarão uma margem de 7% a 8% no médio prazo.
O CEO demonstrou interesse na TAP, destacando a preservação da marca, do hub em Lisboa, das rotas e das competências de gestão como aspetos atrativos para o grupo. A Air France-KLM é atraída pelas rotas adicionais que a TAP oferece ao grupo.
O processo de avaliação da TAP está em curso, e o Governo pretende aprovar o decreto de privatização em setembro.