A Airbus Atlantic anunciou um plano de expansão para a sua fábrica em Santo Tirso, com a previsão de contratar mais de 100 trabalhadores por ano até 2026. Este reforço na equipa tem como objetivo acompanhar o aumento da produção, que se estima que venha a representar 25% do total da produção da gigante da aeronáutica.
Com um futuro promissor delineado para a sua unidade em Santo Tirso, a Airbus Atlantic está a posicionar-se para um crescimento significativo nos próximos anos. De acordo com o ECO, a empresa planeia incrementar a sua força de trabalho, contratando mais de 100 trabalhadores anualmente até 2026 Em 2023, a companhia já reforçou o seu quadro com 90 novos colaboradores, e antecipa a admissão de 110 pessoas em 2024.
Face ao desafio de recrutamento em Portugal, onde a especialização em operações aeronáuticas é rara, especialmente na região Norte, a Airbus Atlantic compromete-se com a formação interna dos candidatos. Segundo Rodolph Andrieu, diretor de produção de controlo e logística, citado pelo ECO, cerca de 90 a 95% das contratações beneficiam desta formação.
A unidade de Santo Tirso, já responsável por uma parcela significativa da produção de componentes para as famílias de aviões A320 e A350, prepara-se para aumentar a sua capacidade produtiva.
Inaugurada em 2022, com um investimento inicial de 40 milhões de euros, a fábrica antecipa a duplicação da sua linha de montagem nos próximos dois anos. A médio prazo, poderá ser construído um novo edifício, caso a aposta no aumento da produção em Portugal se revele um sucesso.