A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu recomendações para a proteção contra o calor, face à previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de uma subida das temperaturas a partir de quinta-feira, com máximas que podem atingir os 38 graus.
A DGS aconselha a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, após o IPMA ter previsto um aumento significativo das temperaturas nos próximos dias, que pode elevar o risco de incêndio rural. Segundo o IPMA, as temperaturas máximas poderão alcançar os 38 graus em algumas regiões de Portugal continental.
Os distritos de Évora, Beja, Santarém e Portalegre estarão sob aviso amarelo entre as 11:00 de quinta-feira e as 18:00 de sexta-feira devido à persistência de valores elevados de temperatura máxima. Esta subida de temperatura deve-se ao estabelecimento de uma crista anticiclónica sobre o Golfo da Biscaia e um vale depressionário que se estende desde Marrocos em direção à Península Ibérica, originando uma situação de tempo quente e seco.
Nos próximos dias, prevê-se que as temperaturas máximas ultrapassem os 30 graus na maioria do território, podendo chegar aos 35 a 38 graus no interior das regiões Centro e Sul. As temperaturas mínimas também aumentarão, com valores entre os 20 e 22 graus na Beira Baixa, Alto Alentejo e sotavento Algarvio na quinta e sexta-feira.
Estas condições meteorológicas, associadas a baixos níveis de humidade relativa do ar, aumentarão significativamente o perigo de incêndio rural. O IPMA prevê um perigo de incêndio rural máximo ou muito elevado em vários concelhos do interior norte e centro, bem como na região sul, o que resultará em restrições ao uso do fogo e das atividades permitidas em meio rural.
A tendência aponta para uma ligeira descida das temperaturas durante o fim de semana, embora os valores máximos devam continuar elevados nos dias seguintes. O vento será do quadrante norte, soprando por vezes forte no litoral oeste durante a tarde, devido ao reforço do efeito de brisa, e rodará para quadrante leste a partir do fim do dia de quinta-feira.
Na quinta-feira, está prevista a aproximação de uma superfície frontal fria ao norte da Península Ibérica, o que poderá aumentar temporariamente a instabilidade atmosférica, com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no nordeste transmontano.
Face a estas previsões, a DGS recomenda que a população procure ambientes frescos e arejados ou climatizados, evitando a exposição prolongada ao sol e a realização de atividades físicas intensas.