O projeto vai premiar, todas as semanas, os melhores vídeos de alunos com conselhos sobre como viver com o novo coronavírus. Inês Rebelo, da Maia, foi a primeira vencedora.
O concurso ABCovid.pt, promovido por estagiários da empresa Hovione, serve para divulgar mensagens positivas e educativas no contexto da pandemia de Covid-19 e é exclusivamente dirigido a estudantes do ensino secundário e básico, dos 10 aos 20 anos. Todas as semanas os jurados vão escolher os 10 melhores vídeos de 1 minuto com conselhos sobre como viver com o vírus. Um deles é o vencedor da semana e ganha automaticamente 350 euros.
Depois, até 31 de agosto, será feita uma seleção dos 100 trabalhos finalistas e finalmente, a 21 de setembro, serão revelados os três primeiros lugares que levarão para casa o prémio de 3 000, 1 500 e 1 000 euros, respetivamente.
A primeira vencedora desde concurso, que aceita novas participações até ao final de agosto, foi uma aluna do 12º ano da Escola Secundária de Águas-Santas, na Maia. Inês Rebelo tem 17 anos e apresentou um vídeo que mostra propostas de como “te protegeres a ti e aos outros” intitulando-o de “Uma nova Realidade com o Covid-19“. A aluna maiata ganha assim um prémio de 350 euros pela sua criatividade.