Diogo Miguel Ferreira Rodrigues, da E.S. c/ 3.º ciclo do Castêlo da Maia. coordenou a equipa portuguesa que venceu a medalha de prata na EUSO 2017. A equipa era também constituída pelos alunos João Miguel Seixas e Sousa, do Colégio Pedro Arrupe, de Sacavém e Marco António Ribeiro do Externato Delfim Ferreira, de Riba D`Ave em Vila Nova de Famalicão.
A EUSO 2017 foi a 15ª edição das olimpíadas da ciência, este ano na dinamarca e contou com a participação de duas equipas compostas por alunos portugueses.
O Ministério da Educação (ME) felicitou os vencedores da medalha de prata em comunicado. “O resultado dos alunos é motivo de orgulho e o reflexo de muito empenho e de muito trabalho de todos os envolvidos”, lê-se no comunicado do ME.
Portugal foi também representado pela equipa composta pelos alunos Filipe Miguel Favita Monteiro (Escola Secundária de São Lourenço – Portalegre), Alexandra Ribeiro Verdasca (Colégio Pedro Arrupe – Sacavém) e Ana Rita Magalhães Geraldes (Escola Secundária de Esmoriz), os quais obtiveram medalha de bronze.
Portugal já participou nove vezes nesta competição. sendo que este ano participaram 25 países. A participação portuguesa é assegurada pela Direção-Geral da Educação, Sociedade Portuguesa de Física, Sociedade Portuguesa de Química e Ordem dos Biólogos.
Esta competição será realizada em Portugal, em 2019, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.