Cerca de 25 alunos da EB1 do Castêlo da Maia, juntaram-se no dia 29 de junho com a missão de promover a saúde pública e ter um impacto positivo no ambiente, e recolheram cerca de 100kg de resíduos.
Os principais resíduos recolhidos na manhã de quarta-feira foram plásticos, vidros e outros materiais descartáveis, numa ação de limpeza florestal, na freguesia de Castêlo da Maia. A ação de plogging decorreu sob a supervisão técnica dos serviços do Complexo Municipal de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, que “garantiu todas as questões de segurança para que as crianças participassem nesta atividade sem correr quaisquer riscos”, revelou a autarquia.
O grupo participou nesta ação de proteção da biodiversidade e intervenção ambiental, com a “pretensão de alertar para a problemática do descarte ambientalmente irresponsável de resíduos em zonas florestais, com destaque para descarte inadequado do plástico, por forma a promover uma atitude e consciência cívica e a mudança de comportamentos”, terminou a autarquia.
Esta iniciativa contribuiu também para a sensibilização dos objetivos do BaZe – Living Lab Maia que visa a neutralidade carbónica no território concelhio da Maia.