Os alunos do 3º e 4º ano da Escola Bá sica de Crestins, na Maia, ganharam o 3º prémio ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico no concurso “No Poupar Está o Ganho”. Além do prémio, a Maia recebeu ainda três menções honrosas.
O concurso “No Poupar Está o Ganho” é uma iniciativa promovida pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, desde 2010, no âmbito do programa de educação financeira para alunos do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário.
Este ano, e apesar das dificuldades trazidas pela pandemia, a Maia levou vários trabalhos a concurso e alcançou um 3º lugar, ao nível do 1º ciclo do Ensino Básico, com os alunos do 3º e 4º ano da Escola Básica de Crestins, pelo trabalho “A árvore Pecúlia”.
Além deste lugar no pódio, os jurados decidiram ainda atribuir uma “Menção Honrosa de Excelência” ao Município da Maia, a “Menção Honrosa Apreensão de Conceitos” à turma do 4ºD da EB de Currais e a “Menção Honrosa Replicabilidade” à turma do 4ºD da EB de Folgosa.
O projeto ‘No Poupar Está o Ganho’ é apoiado Portugal Inovação Social, através do Fundo Social Europeu e formou, ao longo destes 10 anos, mais de 30 mil crianças e jovens de todos os ciclos de ensino, 17 mil dos quais apenas nas últimas 3 edições.
Constituindo a educação financeira uma etapa fundamental na formação cívica e cultural das comunidades, este é um projeto que convida as escolas a participar num concurso que procura contribuir para uma melhor integração das crianças e dos jovens na sociedade, estimulando a capacidade de observação e reflexão individual, o pensamento crítico, o diálogo em turma e a divulgação do património fiduciário, bem como a promoção da literacia financeira.
EB1 de Gueifães tem novo espaço de recreio com jogos de tabuleiro gigantes