O casal americano Greg e Rebecca, conhecido nas redes sociais como Devour Power, visitou o restaurante Casa Guedes, no Porto, e comeu uma francesinha de forma controversa: com as mãos. A decisão gerou grande polémica entre os utilizadores portugueses, tornando-se viral em várias plataformas.
Criada nos anos 1950 pelo chef Daniel Silva, a francesinha é mais do que um prato; é parte da cultura da cidade do Porto e de Portugal. No entanto, a tradicional sanduíche foi alvo de uma abordagem pouco convencional por parte do casal de influenciadores americanos, que partilharam a experiência num vídeo no TikTok, gerando diversas reações nas redes sociais.
No dia 31 de Agosto, Greg e Rebecca divulgaram o vídeo na sua conta com 3,2 milhões de seguidores. Nele, experimentam várias iguarias típicas de Portugal, no entanto, a decisão de comer a francesinha com as mãos fez chover críticas.
As reações não se limitaram ao TikTok. O vídeo também foi partilhado na plataforma X, antigo Twitter, onde já conta com mais de 520 mil visualizações e 3.700 gostos, a maioria deles críticos da ação. Comentários como “E depois querem que haja paz no mundo” ou “Isto devia ficar registado no passaporte” exemplificam o tom geral das respostas, conforme destacado por Jéssica Santos.
Curiosamente, já existiu um estabelecimento no Porto onde era possível comer uma francesinha à mão. A sandes era mais pequena do que o habitual para facilitar a tarefa.