O lendário Campeão do Mundo de Xadrez está na Maia a propósito do Festival de Xadrez na Maia.
Anatoly Karpov, considerado um dos melhores jogadores de xadrez do mundo, é a maior atração da 5ª edição do Festival de Xadrez da Maia, a decorrer de 30 de agosto a 5 de setembro. O xadrezista russo foi campeão mundial 16 vezes, de 1975 a 1985 e de 1993 a 1999 e, agora, está na Maia para abrilhantar esta edição do evento.
Ainda antes da abertura oficial do Festival, onde jogou em simultâneo com 20 jovens xadrezistas, Anatoly Karpov falou aos jornalistas. Quando questionado sobre a opinião que tem da modalidade em Portugal, o xadrezista russo explicou que “é difícil de avaliar” visto que a última vez que esteve no país foi há cerca de 20 anos. “Mas posso constatar que o nível da atividade aumentou consideravelmente”, disse.
Sobre o porquê de estar presente neste Festival, Anatoly Karpov explicou que não é possível prever “onde pode aparecer outro talento [do xadrez]”. “Portugal também pode ter um talento do xadrez mas temos de o descobrir e ajudá-lo a crescer”, acrescentou, dizendo ainda que esse talento pode ser um dos jovens presentes neste certame.
Já depois, em declarações durante a abertura do Festival, Anatoly Karpov afirmou que “o xadrez une o mundo” e mostrou-se contente ao perceber que há tradição de xadrez na Maia e em Portugal. “Prova disso são os jovens que aqui estão”, disse.