A Associação Atlética de Águas Santas terminou o campeonato em 4º lugar, garantindo assim a participação na EHF European League. É o regresso à europa depois de 7 anos afastado.
A equipa sénior da Associação Atlética de Águas Santas é presença assídua nos primeiros lugares do campeonato nacional e, já no arranque da competição, em setembro de 2020, o clube mostrava que o grande objetivo era qualificar-se para uma competição europeia.
Terminado o campeonato, o objetivo foi cumprido. A Associação Atlética de Águas Santas acabou em 4º lugar, com 73 pontos, e garantiu a qualificação para a EHF European League. Trata-se da segunda competição europeia de maior mérito desportivo, logo a seguir à EHF Champions League, na qual só estará o FC Porto, o 1º classificado do campeonato. Nesta outra liga, além do Águas Santas, vai estar também o Sporting (2º) e o Benfica (3º).
Sobre a qualificação, ao NOTÍCIAS MAIA, o recém-eleito presidente garante que foi um “objetivo cumprido com sabor agridoce”. Manuel Cruz explica que o Águas Santas foi das “poucas equipas que incomodaram os grandes” e que “poderíamos ter feito mais um bocadinho”.
Este será o regresso da equipa maiata às competições europeias depois de longos afastada dos grande palcos. A última participação foi na época de 2013-2014, quando a equipa chegou às meias-finais da EHF Challenge Cup, a terceira competição mais importante no andebol europeu.
Ainda assim, apesar da qualificação, Manuel Cruz explica que o clube pode ou não aceitar estar presente na EHF European League. Isto porque o investimento é alto e as contas ainda estão a ser feitas. “Estamos financeiramente equilibrados e contamos com os nossos patrocinadores”, acredita o dirigente.
O presidente explica ao NOTÍCIAS MAIA que o investimento imediato nesta liga é de mais de 20 mil euros e que, para chegar à fase de grupos, é preciso passar duas rondas de jogos. Sobre as expetativas desta participação, o presidente diz ter noção de que “estão lá grandes clubes de vários países da europa” e que também vai ser preciso “sorte”.
Jogador formado no Águas Santas sagrou-se campeão europeu
Luís Diogo Frade, jogador formado na Associação Atlética de Águas Santas, sagrou-se campeão europeu de andebol.
O jovem defende atualmente as cores do Barcelona, equipa que levantou, há poucos dias, a taça da EHF Champions League.