A jornada 21 do Campeonato Placard Andebol 1 foi disputada no sábado, dia 22 de abril. O Águas Santas Milaneza perdeu diante do FC Gaia e a ADA Maia saiu derrotada em casa do GC Santo Tirso.
A cinco jornadas de terminar o campeonato, a luta pelas qualificações europeias e pela manutenção está ao rubro.
No sentido do Águas Santas, o objetivo era regressar às vitórias, depois do empate caseiro frente ao SL Benfica. Em casa do FC Gaia, isso não foi possível.
A equipa maiata não começou da melhor forma a partida, tendo de correr atrás do prejuízo durante toda a primeira parte, contudo, ainda conseguiu reduzir a desvantagem (que chegou a ser de cinco golos) e chegou ao intervalo empatado a 12 bolas.
Na segunda parte, a equipa do Águas Santas ainda conseguiu assumir o jogo na etapa inicial, chegando a ter dois golos de vantagem, mas a formação da casa, depois de empatar o jogo, assumiu sempre a liderança da partida (à exceção do empate a 15), e conseguiu sair com a vitória por 25-23. Na formação maiata, Rui Batista e João Gomes, ambos com 4 golos, foram os mais inconformados.
Apesar desta derrota, o conjunto da Maia mantém o último lugar de acesso à Liga Europeia, um ponto à maior em relação ao Belenenses, que também perdeu nesta jornada.
ADA Maia perde em casa do GC Santo Tirso
Depois da vitória na jornada anterior contra o Académico de Viseu FC, a formação maiata viajou ao reduto do GC Santo Tirso para conquistar mais 3 pontos.
Uma entrada em falso na primeira parte custou a partida à ADA Maia. Tendo de correr atrás do prejuízo durante todo o primeiro tempo, chegou ao intervalo a perder por 16-12 (4 golos de diferença, a maior da primeira parte). Na etapa regulamentar as coisas pioraram, e a equipa do Castêlo da Maia chegou mesmo a estar atrás do marcador por sete golos, conseguindo reduzir para cinco (26-21) na parte final da partida, estabelecendo o resultado final. Na formação maiata, João Carvalho foi a maior evidência ao apontar 9 golos, mas insuficiente para saírem de Santo Tirso com os três pontos.
Juntando a este cenário, a Artística de Avanca e o Académico de Viseu FC conseguiram vencer nesta jornada, deixando a equipa maiata em zona de despromoção direta, estando a um ponto da Liguilha de Despromoção e a seis pontos da Manutenção direta, quando ainda faltam ser jogadas cinco jornadas.