A jornada 17 do Campeonato Placard de andebol colocou frente a frente as duas equipas maiatas em prova. No sábado, 18 de março, o Águas Santas recebeu e venceu a ADA Maia.
O campeonato retomou depois de uma paragem (última jornada foi jogada a 25 de fevereiro) para compromissos internacionais em que, entre eles, a Seleção Nacional de Andebol se qualificou para o Europeu da modalidade, que vai ser jogado em 2024.
Na ronda de regresso, o Pavilhão da Associação Atlética de Águas Santas foi o palco do encontro frente à ADA Maia, estando, mais do que os três pontos, o orgulho maiato em disputa.
A primeira parte foi de extremo equilíbrio, como golo cá, golo lá, apesar de nunca ter havido alternância no marcador, sempre com o Águas Santas na frente, que ao intervalo levava dois golos de vantagem (11-9).
Na segunda parte, uma entrada em falso da ADA Maia permitiu à equipa da casa consolidar a vantagem trazida do intervalo, ampliando para 6 golos (16-10) a diferença no marcador. Apesar do ritmo alto e de vários golos de ambas as partes, a maior vantagem do encontro (+7) foi a diferença com que terminou o jogo, com a vitória do Águas por 26-19, aproveitando para continuar colado ao ABC, 4º lugar da tabela classificativa, com quem partilha a mesma pontuação (equipa bracarense tem mais 6 golos de diferença).
Do lado da equipa da casa, Gustavo Oliveira (5 golos), Afonso Lima (5 golos) e João Gomes (4 golos) foram os destaques. Por seu turno, na ADA Maia estiveram em evidência Gustavo Marques e Mário Silva, ambos com 3 golos.