O histórico autarca lidera este órgão não executivo desde 2017.
António Bragança Fernandes fez saber que será recandidato a presidente da Assembleia Municipal da Maia, o órgão deliberativo do concelho que, conjuntamente com o executivo, formam os órgãos representativos municipais.
O histórico presidente da Câmara Municipal da Maia, que sucedeu a José Vieira de Carvalho e é o político mais votado de sempre no concelho, tem 72 anos e aceitou o convite do presidente do PSD Maia. A motivação, revela em entrevista ao jornal Primeira Mão, é continuar a “servir”.
O autarca destaca ainda um mandato que foi fora do normal, devido à pandemia, mas que serviu para desmaterializar a Assembleia Municipal (AM), tendo acabado com o papel. Tudo é realizado via digital, inclusivamente as reuniões, que têm ocorrido com a possibilidade marcar presença via Zoom e transmitidas em direto no canal de YouTube da Câmara da Maia.
Sublinhou ainda que a AM passou a pertencer à Associação Nacional de Assembleias Municipais e lamentou um episódio que ocorreu em direto, durante a Sessão Solene do 25 de abril de 2021, quando o vereador do JPP, Jaime Pinho, insultou uma deputada municipal antes do início dos trabalhos. Uma situação que espera que não volte a acontecer, “porque não dignifica o órgão”.
Bragança Fernandes declarou ainda que não gostou do episódio Tecmaia, até porque tentaram que fosse arrastado para o processo: “O JPP agiu mal, porque devemos estar aqui a tratar de política e não de assuntos pessoais nem outros interesses. Tentaram envolver a AM, dizendo que eu assisti ou votei numa assembleia…o que é mentira”, afirmou em citação do jornal Primeira Mão.
“O juiz teve um deferimento a nosso favor e aquilo acabou ali. Mas não gostei”, rematou.
Bragança Fernandes defende que Silva Tiago “tem feito muito pelo município”. Além da muita obra que está a ser feita no concelho, “a nível financeiro foi notável a redução dos passivos contingentes”, destacando ainda o trabalho municipal de combate à Covid-19, nomeadamente na vacinação.
Natural da freguesia de Águas Santas, Bragança Fernandes é formado em Engenharia Civil, tendo entrado no mundo da política em 1989 convidado para compor o executivo de José Vieira de Carvalho.
Em 2001 assumiu a função de Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia e, em junho de 2002, por motivo do falecimento de Vieira de Carvalho, tomou posse como Presidente. Nas seguintes eleições autárquicas é eleito para o cargo de Presidente e reeleito em 2009, tendo-se candidatado a um último mandato em 2013.
António Bragança Fernandes é atualmente o presidente da Assembleia Municipal da Maia e, também recentemente, integrou a lista vencedora de Pinto da Costa para as eleições no FC Porto.