Esta sexta-feira, durante a inauguração do Complexo Desportivo ISMAI, o primeiro-ministro António Costa anunciou a construção da variante alternativa à Estrada Nacional 14. Esta nova estrada é reivindicada pelos maiatos há mais de duas décadas.
“O senhor ministro do Planeamento e das Infraestruturas já assumiu a decisão de construir a variante à EN14, neste primeiro troço, que servirá o concelho da Maia até à Via Diagonal e ao Nó da Carriça, é uma decisão que está tomada e é uma decisão que irá ser implementada”, afirmou o primeiro-ministro. Segundo o mesmo, a obra irá ser custeada com “recursos nacionais” e não com fundos estruturais.
O muito aguardado anúncio foi motivo de “grande alegria” para o presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, tendo este classificado o dia como “histórico”. O edil maiato espera que as obras começam ainda antes do fim deste seu último mandato. “Pelo que me disse o primeiro-ministro o concurso público está pronto a ser lançado, assim espero que ele cumpra o que disse e lance a empreitada o mais rapidamente possível”, reforçou.
A EN14 é usada diariamente por cerca de 30 mil veículos, com grande percentagem de veículos pesados. O congestionamento na via é quase permanente.
Foto: Facebook / marta.peneda.1