O Papa Francisco agendou uma audiência com o primeiro-ministro português, António Costa, para o dia 28 de setembro, um encontro que foi solicitado pelo próprio Costa, seguindo-se à visita do Papa a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.
Além da audiência com o Sumo Pontífice, António Costa também será recebido pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, na mesma data.
O principal motivo para estas audiências é o agradecimento de António Costa pela escolha de Portugal como palco da Jornada Mundial da Juventude e, consequentemente, pela visita do Papa Francisco ao país. O evento religioso ocorreu entre 1 e 6 de agosto em Lisboa, atraindo milhares de peregrinos de várias nacionalidades.
No auge das celebrações, o primeiro-ministro expressou sua gratidão e otimismo nas redes sociais. “A presença do Papa e de milhares de jovens em Portugal para a JMJ representa esperança nos valores da humanidade, igualdade, solidariedade e paz”, partilhou António Costa no Twitter, a 2 de agosto, por ocasião da chegada do Papa Francisco a território português.