Maiata de gema, Maria Valentina Maia afirmou que não tem medo da vacina – “Tenho medo é do vírus”.
As pessoas com mais de 80 anos começaram esta segunda-feira, 22 de fevereiro, a ser vacinadas no Centro de Vacinação Avançada da Maia . Até ao final da semana, deverão também começar a receber a vacina os maiores de 50 anos no quadro de comorbidades.
Este Centro está instalado na Junta de Freguesia do Castêlo da Maia, em Gemunde, e que tem capacidade para inocular em média 250 pessoas por dia.
Neste segundo dia de vacinação, o NOTÍCIAS MAIA acompanhou o processo de vacinou e falou com algumas pessoas que se deslocaram a Gemunde para receber a primeira dose.
Chegados ao Centro de Vacinação Avançada, os utentes preenchem uma ficha com os seus dados, são direcionados ao consultório médico e só depois lhes é inoculada a vacina. Já vacinados, dirigem-se à sala de recobro, onde ficam meia hora em observação. Sentindo-se bem, podem seguir para as suas casas.
Na sala de espera para receber a vacina, encontrámos Maria Valentina Maia, de 93 anos.
Maiata de gema, como a mesma nos disse, Maria Valentina vive em Gemunde e foi chamada para a vacinação apenas um dia antes. A acompanhá-la esteve a sua filha Deolinda Maria, de 66 anos.
Enquanto esperava pela sua vez para receber o fármaco, Maria Valentina mostrou-se sempre bem-disposta, disse que estava pronta e que não tinha medo. “Tenho medo é do vírus”, disse.
Já depois da toma da vacina, a maiata disse ao NOTÍCIAS MAIA que “não doeu nada” e que está “confiante”. Confessou que esteve indecisa em tomar a vacina por causa da sua idade mas que, agora, vai estar mais descansada.
Já a sair do Centro de Vacinação falámos também com António Paulos. Com 92 anos, acabava de tomar a primeira dose da vacina.
Acompanhado pela neta, Márcia Paulos, António mostrou-me muito bem-disposto e disse que nem sentiu a vacina. “Nada, não tem problema nenhum”, afirmou.
Questionado sobre a vontade em receber o fármaco, António Paulos garantiu que quis logo ser vacinado e que “não custou nada”.