Um problema está a causar perturbações significativas em várias partes do mundo, afetando a aviação civil, o transporte ferroviário, bancos e estações televisivas.
De acordo com o site DownDetector, em Portugal, os serviços de telecomunicações da Vodafone, Meo e NOS, bem como os serviços Microsoft365, Teams e Azure, estão a ser afetados. Além disso, há relatos de falhas nos serviços do banco Santander Portugal. A Microsoft declarou em comunicado que está a tomar medidas “mitigadoras” para resolver a situação. A falha, que começou à meia-noite desta sexta-feira, dia 19 de julho, está relacionada com os serviços da Crowdstrike.
O aeroporto de Berlim suspendeu todos os voos devido a problemas técnicos, e companhias aéreas como a Ryanair alertaram os clientes sobre possíveis impactos nos seus voos. A bolsa de valores de Londres, o mais importante mercado financeiro na Europa, também está a enfrentar dificuldades logo após a abertura.
Engenheiros de cibersegurança apontam para um problema com a Crowdstrike, um software que parece estar a causar os problemas informáticos. A empresa afirmou que está ciente de relatórios de problemas no Windows, relacionados com o sensor Falcon.
A CrowdStrike Holdings, Inc. é uma empresa americana de tecnologia de cibersegurança com sede em Austin, Texas. A empresa apresenta-se como uma “líder global em cibersegurança com uma plataforma avançada nativa da cloud para proteger endpoints, workloads na cloud, identidades e dados”. O Falcon é uma “plataforma da CrowdStrike especialmente construída para interromper violações através de um conjunto unificado de tecnologias em nuvem que evitam todos os tipos de ataque – incluindo malwares e muito mais”, explica o site da CrowdStrike. A CrowdStrike Falcon® responde às mais recentes estratégias usadas por “atacantes sofisticados” utilizando uma “solução poderosa, porém leve, que unifica antivírus de última geração (NGAV), detecção e resposta de endpoint, inteligência de ciberameaça, funcionalidades gerenciadas de investigação de ameaças e higiene de segurança – tudo em um único sensor, pequenininho, leve, gerenciado e entregue por serviços em nuvem”.