O sistema de bilhética Andante vai passar a poder ser usado no telemóvel a partir de abril, através da App “Anda”, dispensando cartões, dinheiro e “otimizando o tarifário” do cliente.
Denominada como “Anda”, a aplicação foi criada pela Transportes Intermodais do Porto (TIP), e é um como um título Andante no seu smartphone ou tablet. A ideia é facilitar e agilizar a compra de viagens, com o sistema a atribuir “a cada passageiro o tarifário mais favorável”, possibilitando o envio de fatura para casa.
Segundo o TIP, esta aplicação, “Anda”, será a primeira App de telemóvel que será “capaz de otimizar o tarifário mensal apresentado a cada cliente”, configurando uma “enorme evolução no sistema de bilhética, a nível nacional e europeu”.
Ainda só disponível para smartphone com sistema Android, a “Anda” poderá ser usada na Metro do Porto, no autocarros da STCP e na CP. A aplicação foi criada por iniciativa da TIP, em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e os operadores de transportes.
Cada cliente vai poder ainda consultar o seu histórico de utilizações e custos associados.