O velório de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, realiza-se este domingo, dia 16 de fevereiro, a partir das 18h00, na Igreja das Antas. O funeral está marcado para a manhã de segunda-feira. Pinto da Costa, que liderou o clube durante 42 anos, faleceu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro da próstata.
Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do FC Porto, morreu este sábado, dia 15 de fevereiro, aos 87 anos, vítima de cancro da próstata. O velório realiza-se na Igreja das Antas a partir das 18h00 deste domingo, estando o funeral agendado para a manhã de segunda-feira.
Ainda na noite de sábado, centenas de adeptos do FC Porto reuniram-se no Estádio do Dragão. Durante a homenagem, foi exibida uma tarja gigante com a imagem do ex-presidente, enquanto os adeptos entoavam o seu nome, num tributo emocionante à figura que marcou a história do clube azul e branco.
Jorge Nuno Pinto da Costa 💙
A homenagem ao homem que tornou mais forte a pronúncia do Norte 🙌 pic.twitter.com/VK42XnK7fj
— FC Porto (@FCPorto) February 16, 2025
Figura incontornável do futebol português e mundial, Pinto da Costa liderou o FC Porto durante 42 anos, acumulando um legado de conquistas sem precedentes. Sob a sua presidência, o clube conquistou 69 títulos no futebol e centenas noutras modalidades, tornando-se na equipa portuguesa mais titulada.
Nos últimos anos, Pinto da Costa enfrentou problemas de saúde e, em 2024, perdeu as eleições para André Villas-Boas, encerrando um dos mais longos ciclos de liderança do futebol mundial. No livro Azul Até ao Fim, publicado em outubro do ano passado, o ex-presidente revelou alguns dos seus desejos para a cerimónia fúnebre, pedindo uma despedida simples e sem a presença de determinadas figuras ligadas ao clube. Em abril de 2024, numa entrevista ao programa Alta Definição, da SIC, Pinto da Costa expressou ainda o desejo de que os presentes no seu funeral usassem gravatas azuis em homenagem ao FC Porto, rejeitando o uso de gravatas pretas.