A terceira apreensão do género, no espaço de duas semanas, aconteceu esta quarta-feira numa empresa distribuidor de encomendas localizada na Maia.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) informou que o Comando Territorial do Porto, através do Posto Fiscal de Pedras Rubras, apreendeu ontem, dia 6 de maio, 70 quilos de folha de tabaco numa empresa distribuidora de encomendas, no concelho da Maia.
Segundo a GNR, no decorrer de uma ação de policiamento e controlo de mercadorias no âmbito fiscal e aduaneiro, os militares depararam-se com uma encomenda de 70 quilos de folha de tabaco seca, pronta para maceração, proveniente do estrangeiro, preparada para ser expedida por uma empresa distribuidora.
Esta ação foi semelhante a outras duas, a 29 de abril e 1 de maio, também executadas por militares do Posto Fiscal de Pedras Rubras, onde já tinha sido possível apreender, respetivamente, 32 e 6 quilos de folha de tabaco, na mesma empresa distribuidora. Nestas três ações, foram já apreendidos mais de 100 quilos de folha de tabaco seca.
A folha de tabaco foi apreendida e elaborado um auto de contraordenação por introdução irregular no consumo, de acordo com o Regime Geral das Infrações Tributárias, constituindo uma contraordenação punível com coima de 1.500 a 165.000 euros.