Ao todo, serão vacinadas 1700 pessoas, entre utentes e funcionários das 38 instituições séniores do concelho.
Arrancou neste dia 20 de janeiro a vacinação dos residentes e funcionários das 38 instituições séniores do concelho da Maia.
Até à próxima terça-feira, 26 de janeiro, receberão a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 cerca de 1700 pessoas, 900 idosos e 800 funcionários.
O processo de vacinação acontece em simultâneo em toda a área do ACES Maia/Valongo e, juntando os dois concelhos, são 2400 as pessoas a receber esta vacina.
O arranque simbólico deste processo de vacinação aconteceu esta quarta-feira no Lar O Amanhã da Criança e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago, do Presidente da Instituição, José Manuel Correia, da vice-presidente e vereadora da saúde, Emília Santos, e da responsável pelo ACES Maia/Valongo, a enfermeira Áurea Jorge.
Ainda hoje, serão também vacinados os utentes do Lar Prof. Doutor Vieira de Carvalho e do Lar de Santo António.
“Ficaremos mais fortes para enfrentar a pandemia”
Enquanto os primeiros idosos da instituição começavam a receber a vacina contra a Covid-19, António da Silva Tiago explicava aos jornalistas que a escolha desta instituição para o arranque da vacinação teve que ver com o facto de o município ter feito parte da solução do surto que caiu sobre o lar em março de 2020. Recorde-se que a 29 de março os utentes deste lar foram transportados para uma residência hoteleira na Maia enquanto as instalações eram devidamente desinfetadas.
O presidente da Câmara afirmou estar “convicto de que isto vai correr muito bem” e lembrou que, daqui a 21 dias, utentes e funcionários recebem a 2ª dose da vacina e, assim, “ficaremos mais fortes para enfrentar a pandemia”.
“É o primeiro dia do resto das nossas vidas”
Também José Manuel Correia, presidente da instituição, se mostrou otimista partilhando a mensagem de que este “é o primeiro dia do resto das nossas vidas”.
José Manuel Correia lembrou os “dias de muita angústia” que a instituição passou aquando de um surto que infetou mais de 50 idosos e resultou na morte de sete utentes.
Sobre a atitude dos utentes relativamente à vacina, o presidente afirmou que todos eles quiseram ser vacinados e que se trata de um dia de “grande esperança” para todos.
No Lar O Amanhã da Criança serão vacinadas contra a Covid-19 108 pessoas, 60 utentes e 48 funcionários.
Áurea Jorge, responsável pelo ACES Maia/Valongo, explicou ainda que o ACES tem cinco equipas no terreno e que todo o processo de vacinação será feito em simultâneo na Maia e em Valongo. Os profissionais dos lares vão trabalhar em equipa com estas cinco equipas e ficar, principalmente, com a responsabilidade de garantir a vigilância pós-vacinação.