A programação de Natal do Porto arranca a 30 de novembro, com a inauguração da Árvore de Natal na Avenida dos Aliados e um concerto de Fernando Daniel. Até 6 de janeiro há ainda espetáculos de Marisa Liz e Rodrigo Leão, mercado de Natal na Cordoaria e luzes em 94 arruamentos.
A cidade do Porto prepara-se para receber mais uma edição da sua programação natalícia, que este ano decorre de 30 de novembro a 6 de janeiro. A cerimónia de inauguração está agendada para as 18 horas de 30 de novembro, com a ligação da emblemática Árvore de Natal, instalada em frente à Câmara Municipal, na Praça do General Humberto Delgado. A iluminação natalícia, que abrange 94 arruamentos, incluirá novidades como a expansão à Rua Cândido dos Reis e ao Cais da Ribeira.
Na noite de abertura, após a cerimónia de luzes, o público poderá assistir a um espetáculo de video mapping intitulado “Renascer de uma Estrela” e um concerto de Fernando Daniel, às 18h30, nos Aliados. Antes disso, às 16h30, o Gospel Collective animará a tarde com um espetáculo cheio de energia e momentos de contemplação.
A programação musical continuará ao longo de dezembro. No dia 8, Marisa Liz sobe ao palco dos Aliados para apresentar o seu primeiro álbum a solo, lançado em 2023. Já a 22 de dezembro, Rodrigo Leão comemora 30 anos de carreira com um concerto que contará com a participação de jovens músicos portuenses.
Além dos espetáculos musicais, o Mercado de Natal regressa ao Jardim de João Chagas (Cordoaria), com artesanato, presentes e atividades para toda a família. O espaço estará aberto até 23 de dezembro, com duas tendas temáticas: a Tenda de Natal, onde decorrem espetáculos de música e dança, e a Tenda de Cristal, que oferece oficinas criativas para os mais pequenos. O local inclui ainda uma pista de gelo natural e o tradicional Carrossel Parisiense, acessível a crianças menores de dez anos.
Segundo a autarquia, as luzes de Natal, que utilizam 98% de tecnologia LED de alta eficiência, estarão ligadas até 6 de janeiro, funcionando de domingo a quinta-feira entre as 17h30 e as 23 horas, e prolongando-se até às 24 horas às sextas, sábados e vésperas de feriado.